Merengue Suíço vs Merengue Italiano…

como fazer creme de manteiga com as duas receitas!

A Minha vida mudou, um antes e depois. Por que? porque finalmente consegui fazer peço desculpa, consegui fazer bem e diferenciar o merengue Suíço de um Merengue Italiano.

Sim, assim de simples. Ficou contente com tão pouco. E sabem qual foi o segredo?

Finalmente comprei um bom termómetro para o açúcar. 20190515_160801

Mas a minha felicidade não fica aqui, ainda consegui fazer creme de manteiga com os dois merengues e a minha felicidade é ainda maior!

Então vamos por parte

Qual é a diferencia e o segredo entre um merengue suíço e um merengue italiano?

Bem, em ambos casos a diferencia de um merengue tradicional é que o açúcar é cozido a uma temperatura especifica o que faz com que ” cozinhe” as claras e assim ficam muito mais cremosas e temos menos perigo de consumir claras estragadas ou adquirir alguma bactéria.

O Creme de manteiga de merengue suíço é basicamente, cozer o açúcar em banho maria junto com as claras antes de bater e leva açúcar em pó. A partir deste merengue é feito o creme de manteiga.IMG_2705

INGREDIENTES:

 4 claras de ovo

120 gr de açúcar

120 gr de açúcar em pó

300 de manteiga

1 colher de chá de baunilha

Preparação:

  1. Misturar as claras de ovo e o açúcar para logo cozer em banho maria até ficar como um creme.

      2.Ainda em quente, bater a velocidade máxima numa batedeira até fazer o merengue.

  1. Quando obter a consistência desejada no merengue, deixar arrefecer muito bem antes de adicionar a manteiga. A manteiga deve de estar a temperatura ambiente e deve ser adicionada aos poucos. No início vai parecer que o merengue está estragado, mas deve continuar a bater até formar um creme ligeiro e fofo.
  2. No final adicionar o açúcar em pó e bater até obter uma consistência cremosa.

 

Agóra, o creme de manteiga de merengue italiano também coze o açúcar, mas não junto com as claras e não leva açúcar em pó, aqui o procedimento é um bocado diferente.

20190423_131650INGREDIENTES:

 

 4 claras de ovo

1 colher de chá de cremor tártaro

½ colher de chá de sal fino

1 chávena de açúcar

1/3 chávena de água

430 gramas de manteiga

1 colher de chá de baunilha

Preparação:

  1. Misturar agua e o açúcar e levar ao lume até obter uma temperatura de .115ºC (de aqui que o termómetro é mesmo importante)

      2.Enquanto o açúcar chega a temperatura desejada, bater as claras até ficar em        castelo. Quando o açúcar chegue ao ponto desejado, adicionar em fio as claras enquanto estão a bater. Bater a velocidade máxima até fazer um merengue muito cremoso.

  1. Quando obter a consistência desejada no merengue, deixar arrefecer muito bem antes de adicionar a manteiga. A manteiga deve de estar a temperatura ambiente e deve ser adicionada aos poucos. No início vai parecer que o merengue está estragado, mas deve continuar a bater até formar um creme ligeiro e fofo.

 

Depois são pequenos truques, seguir muito bem a receita e praticar até perder o medo de estragar o merengue.

As vantagens, merengues fofos, não muito doces, muito cremosos, excelentes para usar com bicos pasteleiros, como topo de cupcakes ou recheio de bolos e a base perfeita para um creme de manteiga menos enjoativo e muito branco. Pode ser usado como base para cremes de muitos sabores.

Qual é o meu favorito, de sabor não tenho preferência, enquanto a consistência, achou mais o menos igual, para mim é o que realmente der menos trabalho a fazer, por isso gosto muito de italiano. Mas é uma questão de experimentar os dois e decidir qual gostam mais.

cupcake

Eu usei o creme de manteiga de merengue suíço como receita base para o curso de decoração de cupcakes que podem encontrar GRATIS na minha escola

” The Art Cake Experience School

Neste tutorial podem ver o fácil que é de usar e a consistência maravilhosa para o topo dos cupcakes. O seu sabor é muito agradável e pouco enjoativo.

Então, bora lá experimentar

e não se esqueçam de gostar, comentar partilhar e subscrever!

Beijinhos

Cristina

Advertisements

7 thoughts on “Merengue Suíço vs Merengue Italiano…

    • theartcakeexperience

      Olá Vera, o melhor é usar uma boa Manteiga, não creme vegetal com sabor a manteiga, mas manteiga mesmo de boa qualidade. Debe ser manteiga sem sal e com um alto teor de gordura para uma melhor consistência. Nada light☺!
      Obrigda e beijinhos.

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s